Deep Purple - Discografia




O início (1967-1968)

Em 1967, Chris Curtis, ex-baterista do The Searchers, contatou o empresário de Londres Tony Edwards, na esperança de que ele conseguiria um novo grupo que estava montando, para se chamar Roundabout. Eles se revezariam em torno do baterista, como num carrossel. Depois de a ideia ter sido comprada pelo produtor Tony Edwards, o primeiro músico a descobri-la foi o tecladista Jon Lord, colega de Curtis nos The Flowerpot Men, onde também tocava o baixista Nick Simper.

Era o final dos anos 60, e Curtis estava metido até o pescoço no espírito da época. Certa vez, Lord entrou no apartamento e encontrou as paredes cobertas de papel-alumínio. Seu colega havia redecorado a casa para mudar o astral. Liga, desliga, cai na estrada: Curtis desapareceu. O grupo achou um guitarrista - Ritchie Blackmore, conhecia um baterista - Ian Paice - que trouxe um colega da The Maze - o vocalista Rod Evans. Com a saída de Curtis, acabou a ideia do rodízio e a banda precisava trocar de nome. Em fevereiro de 1968, depois de queimar pestana em uma lista de nomes que incluía o pomposo Orpheus, acabou vencendo o título da música favorita da avó de Blackmore: Deep Purple.

O primeiro disco, Shades of Deep Purple, foi lançado em setembro de 1968. Recheado de regravações (incluindo versões progressivas de "Help!", dos Beatles, e "Hey Joe", de Jimi Hendrix), o disco estourou nas paradas de sucesso dos Estados Unidos com uma música de Joe South: "Hush", o primeiro single da banda. Em dezembro daquele ano, quando o segundo disco (The Book of Taliesyn) já havia sido lançado, eles fizeram sua primeira turnê na América, acompanhando o Cream. Nessa turnê, além de visitar a mansão de Hugh Hefner, criador da revista Playboy, o grupo também descobriu que outro motivo de seu sucesso no Novo Mundo vinha do nome da banda - o mesmo de uma droga então muito popular na Califórnia. O segundo disco também trazia regravações, como "River Deep, Mountain High" (sucesso na voz de Tina Turner), "We Can Work it Out" (Beatles) e "Kentucky Woman" (Neil Diamond). A composição "Wring That Neck" (chamada de "Hard Road" nos Estados Unidos, pela violência do nome) sobreviveu, no setlist do grupo, à extinção da primeira formação no ano seguinte. Foi o veículo de algumas das mais inspiradas trocas de solos entre Blackmore e Lord.


Em 1969, Blackmore e Lord estavam descontentes com a sonoridade do grupo. Ambos queriam experimentar mais com volume e eletricidade, mas consideravam que a voz de Evans não acompanharia as mudanças. O terceiro disco do grupo, chamado Deep Purple, reflete a tensão de uma banda que tinha os pés no rock inglês dos anos 60 e a cabeça em algo que ainda estava por ser criado. Sob convite do baterista Mick Underwood, em 24 de junho, Blackmore e Lord foram conferir uma apresentação do grupo Episode Six, de cujo vocalista (Ian Gillan) o ex-colega de Blackmore havia falado muito bem. Os dois membros do Deep Purple chegaram a subir ao palco para uma jam. Começou aí o mês mais tenso e criativamente decisivo em toda a carreira do Deep Purple.

Blackmore, Lord e Paice combinaram um teste com Ian Gillan. Ele levou seu amigo Roger Glover, baixista também do Episode Six. Juntos, os cinco gravaram o single "Hallellujah", no dia 7 de junho. Aprovados os dois, o Deep Purple passou a ter vida dupla. Durante o dia, a segunda formação ensaiava no Hanwell Community Centre; à noite, a primeira formação continuava se apresentando como se nada estivesse ocorrendo. Evans e Simper não sabiam o que estava por acontecer até a véspera da estreia da fase II nos palcos, em 10 de julho. A situação era tão maluca que, em 10 de junho de 1969, Episode Six e Deep Purple se apresentaram em bailes de Cambridge. O Deep Purple fez onze apresentações entre a escolha dos novos membros e a estreia da nova fase; o Episode Six, oito. Mas Gillan e Glover ainda fizeram outros quatro shows para cumprir contrato com o E6 até o dia 26 de julho, intercalando com os três primeiros shows da fase II.

Os projetos que já vinham ocorrendo, porém, continuaram. O terceiro disco tinha acabado de ser lançado na Inglaterra quando a nova formação, com sua proposta sonora mais ousada, estreou. Jon Lord também estava finalizando seu Concerto for Group & Orchestra, que seria apresentado no Royal Albert Hall, com a Royal Philharmonic Orchestra, no dia 24 de setembro. Nesse dia, além de mostrarem o novo tipo de composição idealizado por Lord (unindo as linguagens da música erudita e do rock), os ingleses de todas as classes sociais conheceram "Child in Time", composta ainda em Hanwell. A composição mostra tudo o que a nova formação trazia de novo em relação à anterior: mudanças de ritmo, solos poderosos, gritos de banshee. O novo Deep Purple era elétrico e explosivo, e isso ficaria muito claro no primeiro disco da nova formação - In Rock, lançado em junho de 1970. Os ingleses puderam conhecer faixa por faixa do novo disco via BBC durante os vários meses que levaram ao lançamento. Conheceram inclusive faixas inéditas, como "Jam Stew", e uma versão primitiva de "Speed King" chamada "Kneel and Pray", com uma letra completamente diferente e muito mais maliciosa do que a conhecida e cantada até hoje.

O segundo disco da fase II foi Fireball, que mantém a eletricidade mas envereda por um caminho mais experimental. Até um country ("Anyone's Daughter") o disco inclui, ao lado de longos instrumentais como os de "Fools" e canções mais próximas das que havia no disco anterior, como "Strange Kind of Woman". Os shows da turnê de 1971, disponíveis apenas em gravações piratas, mostram uma banda mais madura e mais ousada. É nessa turnê que Ian Gillan começa a fazer duelos de sua voz com a guitarra de Blackmore, por exemplo.

Conquistando o mundo

O passo seguinte na experimentação do Deep Purple seria gravar um disco de estúdio feito nas mesmas condições de uma apresentação ao vivo. Todos juntos, num mesmo ambiente, criando e gravando juntos como nas longas jams instrumentais que eles faziam no palco. Eles já tinham algumas músicas quase prontas: "Highway Star" começou a ser criada dentro de um ônibus, quando um jornalista perguntou como eles criavam suas músicas. Blackmore disse: "assim", e começou a tocar um riff agitado. Gillan entrou na farra e começou a improvisar uma letra: "We're on the road, we're on the road, we're a rock'n'roll ba-and!". Em setembro, a primeira versão do que seria "Highway Star" já estava começando a ser experimentada no palco e no programa de TV alemão Beat Club. É dessa apresentação que vem o clipe de "Highway Star" em que Blackmore usa um chapéu de bruxo e Gillan balbucia palavras sobre Mickey Mouse e Steve McQueen. "Lazy" é outra canção que começou a ser testada no palco antes de ir ao estúdio.

Em dezembro de 1971, eles haviam achado o local certo para criar e gravar esse disco: Montreux, na Suíça, onde até hoje ocorre um famoso festival de jazz. O melhor lugar para gravar seria o grande cassino da cidade, onde tradicionalmente havia apresentações musicais. O cassino ainda não estava liberado para o Deep Purple quando eles chegaram - faltava uma última apresentação, de Frank Zappa, para encerrar a temporada. O grupo, então, foi assistir ao show. Zappa sempre foi um inovador do rock, e naquela apresentação em especial ele usava um sintetizador de última geração. No meio do show, alguém põe fogo no cassino. A música pára. Zappa grita: "FOGO! Arthur Brown, em pessoa!" e orienta os presentes a deixar o cassino calmamente. Em entrevistas, Roger Glover conta que todos realmente estavam calmos - o suficiente para que ele próprio ainda pudesse dar uma olhada no sintetizador antes de sair do prédio. Enquanto isso, Claude Nobs, que até hoje organiza o Festival de Jazz de Montreux, corria de um lado para o outro para tirar alguns espectadores de dentro do cassino.

O grupo foi transferido para o Grande Hotel de Montreux. No inverno, ele estava vazio, era frio e todos os móveis estavam guardados. Eles estacionaram do lado de fora a unidade móvel de gravação dos Rolling Stones, puxaram alguns fios, instalaram confortavelmente seus instrumentos nos corredores do hotel e começaram a ensaiar. O resultado é que até hoje todos os shows do Deep Purple contêm ao menos quatro das sete músicas do disco Machine Head, lançado em 1972.

A história inteira da gravação é contada em poucas palavras na música "Smoke on the Water", a última a ser gravada no disco. Blackmore havia criado um riff que não fora usado, apelidado então de "durrh-durrh". Não havia letra. Então veio a ideia de escrever sobre o que acontecera na gravação do disco. Gillan afirma que eles estavam num bar quando Roger Glover escreveu num guardanapo o título da música (que significava "fumaça sobre a água", uma boa descrição da fotografia que um jornal publicou no dia seguinte ao incêndio). Glover diz que a expressão lhe surgiu em um sonho e que Gillan lhe respondeu: "não vai rolar; parece nome de música sobre drogas, mas nós somos uma banda que bebe". Nenhum deles apostava que passaria mais de trinta anos tocando "durrh-durrh" toda noite, tamanho o sucesso que a música alcançou. Apesar de ter sido gravada em dezembro, ela só entrou no setlist em 9 de março, num show na BBC. Essa primeira apresentação consta de In Concert 1970-1972.

O ano de 1972 é movimentadíssimo, e nele o Deep Purple chegou pela primeira vez ao Japão, onde foi gravado seu mais famoso disco ao vivo, Made in Japan. Na Itália, o grupo também preparava a gravação de Who Do We Think We Are. O ritmo de trabalho da banda, porém, custou caro a eles. Por diversas vezes, membros do grupo ficaram doentes. O guitarrista Randy California chegou a substituir Blackmore em um show, e Roger Glover substituiu Gillan em outro. Os relacionamentos entre os membros - e especialmente entre Gillan e Blackmore - também não iam bem. Em dezembro, Gillan entregou seu pedido de demissão, avisando que deixaria o grupo no final de junho de 1973, dando aos empresários e aos colegas seis meses para decidir o que fazer do grupo.

Tempo de mudanças

Em 29 de junho de 1973, na segunda viagem do grupo ao Japão e após um show impecável, em que Jon Lord incluiu o "Parabéns a Você" para Paice em seu solo de teclado (era o aniversário do baterista), Ian Gillan volta ao palco e avisa que seria o último show do Deep Purple com aquela formação. Durante o show, não havia nenhum outro sinal de desgaste. Em retrospecto, o silêncio de Gillan na hora de cantar o verso "no matter what we get out of this" ("não importa o que possamos tirar disso") em "Smoke on the Water" podia indicar que tudo o que ele poderia tirar daquilo já havia acabado. Glover também deixou o grupo, passando a se dedicar à produção, no departamento artístico da Purple Records - a gravadora do grupo.

O primeiro novo integrante recrutado para o Deep Purple, logo após o fim da fase II, foi o baixista Glenn Hughes, que cantava e tocava baixo no grupo Trapeze. A dupla habilidade empolgou Blackmore e Lord, mas ele não seria deixado sozinho nos vocais. O plano do Deep Purple era buscar a voz de Paul Rodgers (ex-Free, ex-Bad Company). Após um primeiro contato, ele pediu um tempo para pensar e decidiu continuar com sua banda na época, o então Free. Enquanto seguia a busca pelo novo vocalista, Blackmore e Hughes iam se conhecendo e tocando juntos. O que se tornaria o blues "Mistreated", sem a letra, foi composto nessa época.

A hipótese de tocar o grupo com apenas quatro membros foi cogitada, mas a ideia de ter dois vocalistas falou mais alto. Com essa ideia nas ruas, os empresários do Deep Purple não paravam de receber fitas de novos artistas. Uma delas fora enviada por um rapaz de vinte e um anos , que cantava desde os quinze anos : David Coverdale. Sua banda e o Deep Purple já haviam cruzado caminhos em novembro de 1969, num show na Universidade de Bradford, quando Gillan e Glover haviam acabado de entrar para o Deep Purple. O teste de Coverdale ocorreu em agosto de 1973. Durante seis horas, eles tocaram material do Deep Purple e canções mais conhecidas, como "Long Tall Sally" e "Yesterday". Quando Coverdale foi para casa, o restante do Deep Purple saiu para beber e decidiu: era o gordinho mesmo (nos meses seguintes, os empresários da banda lhe dariam alguns remédios para afinar a aparência).

Em 9 de setembro, o novo grupo se trancou por duas semanas no Castelo de Clearwell para compor. Empolgadíssimo, Coverdale - cuja experiência de palco era apenas com a gravação de demos - escreveu quatro letras diferentes para a música que seria "Burn". Uma delas se chamava "The Road". No dia 23, um dia depois de Coverdale completar vinte e dois anos, a fase III foi apresentada à imprensa inglesa. Em novembro, foi gravado o disco Burn, novamente em Montreux, com a mesma unidade móvel dos Rolling Stones com que foi gravado Machine Head. A nova equipe estrearia no palco em 8 de dezembro, na Dinamarca. Era a estreia da fase III do Deep Purple. O disco só sairia em 1974.

O som da nova formação era marcado pela maior velocidade e técnica de Blackmore na guitarra e pela tensão entre os dois cantores. No estúdio, os duetos eram perfeitos. No palco, Hughes punha a trabalhar toda a potência de seus pulmões sempre que podia, muitas vezes chegando a intimidar Coverdale. O baixista e cantor também acrescentou à receita do Deep Purple uma boa pitada de tempero de soul e funk - que Blackmore aceitou inicialmente a contragosto, por entender que apesar de este estilo estar nas paradas de sucesso da época, não fazia parte, até então, dos elementos constitutivos do som do Deep Purple.

Em 6 de abril de 1974, o grupo se apresentou na Califórnia, Estados Unidos, para uma plateia de duzentos mil pessoas - era o festival California Jam, que duraria doze horas e seria liderado pelo Deep Purple. O show, e particularmente o mau humor de Blackmore com o fato de ter de começar a tocar antes do anoitecer com câmeras em cima do palco, ficou famoso por ser explosivo: o guitarrista destruiu uma câmera em funcionamento com sua guitarra e, não contente, explodiu um amplificador. A silhueta do guitarrista em frente às chamas do amplificador é uma das cenas mais poderosas de toda a iconografia do rock. Trinta anos depois, Josh White, diretor de filmagens do evento, lembrou de como ele pode tê-lo induzido a isso:

Deep Purple em San Franscico, Califórnia, em janeiro de 1985.
"Eu falei com ele na noite anterior. O Deep Purple fez um ensaio técnico, e eu perguntei se ele ia quebrar a guitarra dele. E Richie disse: 'sim, talvez. Sei lá, que merda'. Ele estava meio puto com várias coisas que não tinham nada a ver comigo. E eu disse: 'Veja, se você for quebrar a guitarra, privilegie a câmera. Vou fazer uma bela filmagem e vai ficar genial'. E ele privilegiou bem a câmera, gerando US$ 8 mil de prejuízo."

A terceira formação do Deep Purple acabaria um ano depois de California Jam, em 7 de abril de 1975, uma semana antes de Blackmore completar trinta anos de idade. Era a turnê de lançamento do disco Stormbringer na Europa. Com ainda mais balanço soul/funk, o disco desagradou bastante a Blackmore. Ele já tinha algumas ideias na cabeça, e ao sair já tinha uma nova banda formada: o Rainbow. Restava ao grupo o dilema entre continuar sem Blackmore - o criador de todos os riffs que tornaram o Deep Purple famoso - ou partir para outra, aproveitando que o grupo era um dos mais lucrativos de toda a história do rock.

Decidiram continuar, convidando o guitarrista Tommy Bolin, o primeiro norte-americano a fazer parte do grupo. Com essa formação (fase IV), gravam o disco Come Taste the Band, ainda mais suingado. A turnê é complicada, um tanto devido aos problemas de Bolin e Hughes com drogas. Em vários shows, como o registrado em Last Concert in Japan, Bolin não conseguia tocar porque seu braço estava anestesiado de drogas. Garotos talentosos, de vinte e poucos anos, ao entrar em uma máquina de fazer dinheiro na indústria do entretenimento, correm o sério risco de perderem o senso de proporção. Foi o que ocorreu na época.

Bolin tinha dois agravantes: insegurança e baixa auto-estima. Tudo isso apesar de ter gravado belíssimos discos solo, ser considerado um gênio da guitarra e ter tocado com magos do jazz como o baterista Billy Cobham. Bolin não suportava ser comparado pelos fãs aos carismáticos antecessores que teve em grandes grupos de rock. O Deep Purple era a segunda vez em que ele substituía um grande guitarrista - anteriormente, havia tocado na James Gang. No Deep Purple, ele chegou a discutir com a plateia por algumas vezes, durante apresentações.

O fim

Ao final do show de 15 de março de 1976, em Liverpool, David Coverdale desabafa com Lord: não havia mais clima para continuar com o Deep Purple. Lord desabafa de volta: não havia mais um Deep Purple para continuar. Acabou assim, em clima de confidência, a banda criada oito anos antes e que chegou a figurar no Guinness dos recordes como a mais barulhenta do mundo. Oito meses depois, Bolin morreria de overdose no Resort Hotel de Miami, após uma apresentação. E durante oito anos o Deep Purple permaneceria fora do ar.

Nesse período, os membros da banda fariam suas próprias carreiras e plantariam as bases para os futuros desenvolvimentos do Deep Purple. Por ordem de saída:

Ian Gillan - Depois de um breve período de reclusão em que vendeu motos e tentou ter um hotel, foi resgatado para os palcos por Roger Glover e sentiu-se animado o suficiente para criar sua própria banda, a Ian Gillan Band. Numa espécie de jazz-rock, seguiu até o início dos anos 80. Em 1982, dissolveu a banda, para no ano seguinte gravar um disco com o Black Sabbath: Born Again.
Roger Glover - Inicialmente, permaneceu próximo à Purple Records e foi quem mais teve contato com todos os galhos da gigantesca árvore genealógica do Deep Purple. Dois anos depois, conseguiu juntar no mesmo palco os melhores músicos da Inglaterra (muitos deles membros ou ex-membros do Deep Purple, ou seus colegas em outras bandas), no musical Butterfly Ball. Foi a primeira aparição pública de Ian Gillan após o fim do Deep Purple, substituindo Ronnie James Dio (que cantava no Rainbow de Blackmore e passaria depois pelo Black Sabbath). Produziu outras bandas, gravou dois discos solo e voltou a tocar baixo no Rainbow de Blackmore.
Ritchie Blackmore - Com o Rainbow, teve uma das bandas de hard rock de maior sucesso do final dos anos 70 e início dos anos 80, apontando o holofote para músicos como Joe Lynn Turner e Don Airey, que anos mais tarde participariam do Deep Purple. Roger Glover chegou a tocar com ele.
David Coverdale - Após dois discos solo, formou o Whitesnake e invadiu as paradas de FM dos anos 80. Na banda, tocou com Jon Lord e Ian Paice. De quando em quando, reúne o Whitesnake para turnês.
Jon Lord - Teve uma carreira solo interessante, misturando suas várias influências musicais (clássico, rock e jazz). Compôs trilhas sonoras de filmes com Tony Ashton e os dois se juntaram a Paice para o projeto Paice, Ashton e Lord. Mais tarde, uniu-se a Coverdale no Whitesnake. Depois de lutar contra um câncer, Lord veio a falecer em 16 de julho de 2012.
Ian Paice - Tocou com diversos músicos, inclusive com Gary Moore, além de Paice, Ashton e Lord e Whitesnake.
Glenn Hughes - Reuniu o Trapeze, gravou vários discos solo, tocou com Gary Moore e Pat Thrall, lutou consigo mesmo para se livrar das drogas, cantou no Black Sabbath e mais recentemente gravou dois discos com o também ex-Deep Purple Joe Lynn Turner: o Hughes-Turner Project (HTP).

O recomeço

Em 1984, é anunciada a volta do Deep Purple com a sua formação de maior sucesso (fase II), com Gillan, Blackmore, Paice, Glover e Lord. É lançado o primeiro disco de inéditas desde 1975, chamado Perfect Strangers, que foi seguido por The House of Blue Light, de 1987. Das turnês destes dois discos, sai o ao vivo Nobody's Perfect, lançado em 1988. Em 1989, Gillan decide sair novamente da banda, e em seu lugar entra o vocalista Joe Lynn Turner, (ex-Rainbow). Com esta nova formação, a banda saiu em uma bem-sucedida turnê que foi muito bem elogiada pelos fãs. Embora o novo álbum com Turner, Slaves and Masters, tenha sido comercialmente fraco, a sua turnê não foi. Os shows foram marcados por performances impecavéis da banda e pela excelente presença de palco do vocalista Joe Lynn Turner. Vale lembrar que nessa turnê, o Deep Purple veio ao Brasil pela primeira vez. O set-list continha clássicos da época de Coverdale, e muitos que a banda não tocava há algum tempo.

A banda termina a turnê no fim de 1991, e em abril de 1992, começa a gravar o que se tornaria o álbum The Battle Rages On.... Este álbum foi inicialmente gravado e escrito com Joe Lynn Turner ainda na banda, mas no meio de setembro de 1992, Joe é despedido do grupo e em seu lugar entra novamente Ian Gillan, que termina o que restou do The Battle Rages On..., regravando-o com sua voz. O álbum foi lançado em 1993.

Em dezembro de 1993, após a saída de Ritchie Blackmore devido a conflitos constantes sobre o estilo musical a ser seguido, o guitar-hero Joe Satriani foi convidado a integrar a banda e juntou-se ao Purple para participar da turnê internacional pelo Japão. Com o sucesso dos shows, Satriani foi convidado pelos demais integrantes para permanecer como membro efetivo dela, mas declinou, mais preocupado com sua carreira solo e com o contrato para um álbum assinado com a Sony. Antes disso, entretanto, ainda chegou a participar da turnê europeia como guitarrista da banda em 1994, fazendo seu último show com a banda em julho, na Áustria. Após este concerto, Satriani deixou o Purple e cedeu o lugar para o guitarrista Steve Morse, que já havia integrado as bandas Dixie Dregs e Kansas. Steve Morse é o guitarrista do Deep Purple até os dias de hoje.

A banda se revitaliza e volta com o Purpendicular, de 1996, trazendo novos elementos, porém valorizando os desafios entre guitarras e órgão que fizeram a base musical do estilo do Deep Purple. Segue o razoável Abandon em 1998. Em 2002, o tecladista Jon Lord decide abandonar a estrada, e em seu lugar entra Don Airey, um tecladista que passou por diversas bandas de hard rock, entre elas, o Rainbow, de Ritchie Blackmore e o Whitesnake, de David Coverdale, além de Ozzy Osbourne. Com Airey, Gillan, Morse, Glover e Paice são lançados os discos Bananas, em 2003, e Rapture of the Deep, em 2005.

Em 2012, o Deep Purple anunciou que vai entrar em processo de produção de um novo disco de estúdio, o primeiro desde 2005.

Em 16 de julho de 2012, o tecladista Jon Lord falece. Ele lutava há quase um ano contra um cãncer no pâncreas. Vários músicos de renome expressaram sua tristeza acerca do ocorrido, tais como Geezer Butler, David Coverdale, Lars Ulrich, Tony Iommi, Mike Portnoy, Axl Rose, Slash, Bill Ward, Jordan Rudess, além de sua antiga banda, o próprio Deep Purple.


Formação atual:
Ian Paice (Bateria, Percussão, 68-76, desde 1984)
Roger Glover (Baixo, 69-73, desde 1984)
Ian Gillan (Vocal, Harmônica, Percussão, 69-73, 84-89, desde 1992)
Steve Morse (Guitarra, desde 1994)
Don Airey (Órgão, Teclado, desde 2002) 

Ex-Integrantes:
Jon Lord (Órgão, Teclado, Vocal de Apoio, Arranjos de Cordas (Março de 68-Março de 76, Abril e 84-Fevereiro de 2002)
Ritchie Blackmore (Guitarra, Março de 68-Junho de 75, Abril de 84-Novembro de 93)
Rod Evans (Vocal, Março de 68-Julho de 69)
Nick Simper (Baixo, Vocal de Apoio, Março de 68-Julho De 69)
Glenn Hughes (Baixo, Vocal, Julho de 73-Março de 76)
David Coverdale (Vocal, Agosto de 73-Março de 76)
Tommy Bolin (Guitarra, Vocal, Baixo, Junho de 75-Março de 76)
Joe Lynn Turner (Vocal, Dezembro de 89-Agosto de 92)
Joe Satriani (Guitarra, Dezembro de 93-Julho de 94) 

Bitrate: MP3, 320kbps

Discografia:

Shades Of Deep Purple (1968)

1. And The Address
2. Hush
3. One More Rainy Day
4. Prelude
A. Happiness
B. I'm So Glad
5. Mandrake Root
6. Help
7. Love Help Me
8. Hey Joe

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The Book Of Taliesyn (1968)

1. Listen, Learn, Read On
2. Wring That Neck
3. Kentucky Woman
4. A. Exposition, B. We Can Work It Out
5. The Shield
6. Anthem
7. River Deep - Mountain High


Deep Purple (1969)

1. Chasing Shadows
2. Blind
3. Lalena
4. Fault Line
5. The Painter
6. Why Didn't Rosemary?
7. Bird Has Flown
8. April


Concerto For Group And Orchestra (1969)

CD 1:

01. Intro
02. Hush
03. Wring That Neck
04. Child in Time

CD 2:

01. First Movement; Moderato - Allegro
02. Second Movement; Andante
03. Third Movement: Vivace - Presto
04. Encore; Third Movement; Vivace - Presto (Part)

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In Rock (1970)

1. Speed King
2. Bloodsucker
3. Child in Time
4. Flight of the Rat
5. Into the Fire
6. Living Wreck 
7. Hard Lovin' Man

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Fireball (1971)

1. Fireball
2. No No No
3. Strange Kind Of Woman
4. Anyone's Daughter
5. The Mule
6. Fools
7. No One Came

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Machine Head (1972)
  
1. Highway Star
2. Maybe I'm A Leo
3. Pictures Of Home
4. Never Before
5. Smoke On The Water
6. Lazy
7. Space Truckin'

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Made In Japan (1972)

CD 1:

01. Highway Star
02. Smoke On The Water
03. Child In Time
04. The Mule
05. Strange Kind Of Woman
06. Lazy
07. Space Truckin

CD 2:

1. Black Night
2. Speed King
3. Lucille


Who Do We Think We Are (1973)

1. Woman From Tokyo
2. Mary Long
3. Super Trouper
4. Smooth Dancer
5. Rat Bat Blue
6. Place In Line
7. Our Lady

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Burn (1974)

1. Burn
2. Might Just Take Your Life
3. Lay Down, Stay Down
4. Sail Away
5. You Fool No One
6. What's Going On Here
7. Mistreated
8. 'A' 200

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Stormbringer (1974)

1. Stormbringer
2. Love Don't Mean A Thing
3. Holy Man
4. Hold On
5. Lady Double Dealer
6. You Can't Do It Right
7. High Ball Shooter
8. The Gypsy
9. Soldier Of Fortune

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Come Taste The Band (1975)
  
1. Comin' Home
2. Lady Luck
3. Gettin' Tighter
4. Dealer
5. I Need Love
6. Drifter
7. Love Child
8. (A) This Time Around (B) Owed To 'G'
9. You Keep On Moving

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Made In Europe (1976)

01. Burn
02. Mistreated (Interpolating Rock Me Baby)
03. Lady Double Dealer
04. You Fool No One
05. Stormbringer


In Concert 1970-1972 (1980)

CD 1:

01. Speed King
02. Child In Time
03. Wring That Neck
04. Mandrake Root

CD 2:

01. Highway Star
02. Strange Kind Of Woman
03. Maybe I'm A Leo
04. Never Before
05. Lazy
06. Space Truckin'
07. Smoke On The Water
08. Lucille


Live In London, 1974 (1982)


CD 1:

01. Burn
02. Might Just Take Your Life
03. Lay Down, Stay Down
04. Mistreated
05. Smoke on the Water

CD 2:

01. You Fool No One
02. Space Truckin' 


Perfect Strangers (1984)

1. Knocking At Your Back Door
2. Under The Gun
3. Nobody's Home
4. Mean Streak
5. Perfect Strangers
6. A Gypsy's Kiss
7. Wasted Sunsets
8. Hungry Daze
[bônus]
9. Not Responsible

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The House Of Blue Light (1987)

1. Bad Attitude
2. The Uwritten Law
3. Call Of The Wild
4. Mad Dog
5. Black & White
6. Hard Lovin' Woman
7. The Spanish Archer
8. Strangeways
9. Mitzie Dupree
10. Dead Or Alive

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Nobody’s Perfect (1988)

01. Highway Star
02. Strange Kind of Woman
03. Perfect Strangers
04. Hard Lovin' Woman
05. Knocking At Your Back Door
06. Child In Time
07. Lazy
08. Black Night
09. Woman From Tokyo
10. Smoke On The Water
11. Hush '88


Scandinavian Nights 1970 (1988)
 
CD 1:

01. Wring That Neck
02. Speed King
03. Into The Fire
04. Paint It Black

CD 2:

01. Mandrake Root
02. Child In Time
03. Black Night


Slaves And Masters (1990)

1. King Of Dreams
2. The Cut Runs Deep
3. Fire In The Basement
4. Truth Hurts
5. Breakfast In Bed
6. Love Conquers All
7. Fortuneteller
8. Too Much Is Not Enough
9. Wicked Ways

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In The Absence Of Pink: Knebworth 85 (1991)

CD 1:

01. Highway Star
02. Nobody's Home
03. Strange Kind Of Woman
04. Gypsy's Kiss
05. Perfect Street Rangers
06. Lazy
07. Knocking At Your Back Door

CD 2:

01. Difficult To Cure
02. Space Truckin'
03. Speed King
04. Black Night
05. Smoke On The Water



The Battle Rages On (1993)

1. The Battle Rages On
2. Lick It Up
3. Anya
4. Talk About Love
5. Time to Kill
6. Ramshackle Man
7. A Twist In The Tail
8. Nasty Piece Of Work
9. Solitaire
10. One Man's Meat

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Gemini Suite Live, 1970 (1993)

01. First Movement
02. Second Movement
03. Third Movement


Come Hell Or High Water (1994)

01. Highway Star
02. Black Knight
03. A Twist In the Tail
04. Perfect Strangers
05. Anyone's Daughter
06. Child In Time
07. Anya
08. Lazy
09. Space Truckin'
10. Woman From Tokyo
11. Speed King
12. Smoke on the Water


Live At Long Beach Arena 1976 (1995)

CD 1:

01. Intro
02. Burn
03. Lady Luck
04. Gettin' Tighter
05. Love Child
06. Smoke On The Water
07. Lazy
08. Homeward Strut

CD 2:

01. This Time Around
02. Owed to G
03. Guitar Solo
04. Stormbringer
05. Highway Star
06. Smoke On The Water
07. Going Down
08. Highway Star


Purpendicular (1996)

1. Vavoom: Ted The Mechanic
2. Loosen My Strings
3. Soon Forgotten
4. Sometimes I Feel Like Screaming
5. Cascades: I'm Not Your Lover
6. The Aviator
7. Rosa's Cantina
8. A Castle Full Of Rascals
9. A Touch Away
10. Hey Cisco
11. Somebody Stole My Guitar
12. The Purpendicular Waltz

Download


Mk III: The Final Concerts, 1975 (1996)

CD 1:

01. Burn
02. Stormbringer
03. Gypsy
04. Lady Double Dealer
05. Mistreated
06. Smoke On The Water
07. You Fool No One

CD 2:

01. Space Truckin'
02. Going Down/Highway Star
03. Mistreated
04. You Fool No One


Live At The Olympia '96 (1997)

CD 1:

01. Fireball
02. Maybe I'm A Leo
03. Ted The Mechanic
04. Pictures Of Home
05. Black Night
06. Cascades I'm Not Your Lover
07. Sometimes I Feel Like Screaming
08. Woman From Tokyo
09. No One Came
10. The Purpendicular Waltz

CD 2:

01. Rosa's Cantina
02. Smoke On The Water
03. When A Blind Man Cries
04. Speed King
05. Perfect Strangers
06. Hey Cisco
07. Highway Star


Abandon (1998)

1. Any Fule Kno That
2. Almost Human
3. Don't Make Me Happy
4. Seventh Heaven
5. Watching The Sky
6. Fingers To The Bone
7. Jack Ruby
8. She Was
9. Whatsername
10. '69
11. Evil Louie
12. Bludsucker

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Total Abandon: Australia '99 (1999)

01. Ted The Mechanic
02. Strange Kind Of Woman
03. Bloodsucker
04. Pictures Of Home
05. Almost Human
06. Woman From Tokyo
07. Watching The Sky
08. Fireball
09. Sometimes I Feel Like Screaming
10. Smoke On The Water
11. Black Night
12. Highway Star


In Concert With The London Symphony Orchestra (1999)

CD 1:

01. Pictured Within
02. Wait A While
03. Sitting In A Dream
04. Love Is All
05. Via Miami
06. That's Why God Is Singing The Blues
07. Take It Off The Top
08. Wring That Neck
09. Pictures Of Home

CD 2:

01. Concerto For Group And Orchestra - Movement I
02. Concerto For Group And Orchestra - Movement II
03. Concerto For Group And Orchestra - Movement III
04. Ted The Mechanic
05. Watching The Sky
06. Sometimes I Feel Like Screaming
07. Smoke On The Water


This Time Around: Live In Tokyo 1975 (2001)

CD 1:

01. Burn
02. Lady Luck
03. Love Child
04. Gettin' Tighter
05. Smoke On The Water - Georgia On My Mind
06. Wild Dogs

CD 2:

01. I Need Love
02. Soldier Of Fortune
03. Jon Lord Solo
04. Lazy & Drum Solo
05. This Time Around
06. Owed To G
07. Tommy Bolin Guitar Solo
08. Drifter
09. You Keep On Moving
10. Stormbringer
11. Highway Star


Live In Aachen, 1970 (2001)

01. Wring That Neck
02. Black Night
03. Paint It Black
04. Mandrake Root


Live At Inglewood, 1968 (2002)

01. Hush
02. Kentucky Woman
03. Mandrake Root
04. Help
05. Wring That Neck
06. River Deep, Mountain High
07. Hey Joe


Bananas (2003)

1. House Of Pain
2. Sun Goes Down
3. Haunted
4. Razzle Dazzle
5. Silver Tongue
6. Walk On
7. Picture Of Innocence
8. I Got Your Number
9. Never A Word
10. Bananas
11. Doing It Tonight
12. Contact Lost

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New Live & Rare 1969-71 (2004)

01. Wring That Neck
02. Child In Time
03. Black Night
04. Strange Kind Of Woman
05. Into The Fire
06. Demon's Eye
07. Wring That Neck (Edit)
08. Mandrake Root (Edit)


Live Encounters... 1996 (2004)
 
CD 1:

01. Fireball
02. Maybe I'm a Leo
03. Vavoom: Ted the Mechanic
04. Pictures of Home
05. Black Night
06. Cascades: I'm Not Your Lover / Steve Morse's solo
07. Sometimes I Feel Like Screaming
08. Woman from Tokyo

CD 2:

01. Rosa's Cantina
02. Smoke on the Water / Jon Lord's Solo
03. When a Blind Man Cries
04. Speed King
05. Perfect Strangers
06. Hey Cisco
07. Highway Star


Rapture Of The Deep (2005)

CD 1:
1. Money Talks
2. Girls Like That
3. Wrong Man
4. Rapture Of The Deep
5. Clearly Quite Absurd
6. Don't Let Go
7. Back To Back
8. Kiss Tomorrow Goodbye
9. Junkyard Blues
10. Before Time Began

CD 2:
1. Clearly Quite Absurd (nova versão)
2. Things I Never Said
3. The Well-Dressed Guitar (instrumental)
4. Rapture of the Deep (ao vivo)
5. Wrong Man (ao vivo)
6. Highway Star (ao vivo)
7. Smoke on the Water (ao vivo)
8. Perfect Strangers (ao vivo)

Live In California 1974 (2005)
 
01. Burn
02. Might Just Take Your Life
03. Lay Down, Stay Down
04. Mistreated
05. Smoke On the Water
06. You Fool No One
07. Space Truckin'


Live At Montreux 1996 (2006)
 
01. Fireball
02. Ted The Mechanic
03. Pictures Of Home
04. Black Night
05. Woman From Tokyo
06. No One Came
07. When A Blind Man Cries
08. Hey Cisco
09. Speed King
10. Smoke On The Water
11. Sometimes I Feel Like Screaming
12. Fools


Live In Birmingham 1993 (2006)
 
CD 1:

01. Highway Star
02. Black Night
03. Talk About Love
04. A Twist In The Tail
05. Perfect Strangers
06. Beethoven
07. Jon's Keyboard Solo
08. Knockin' At Your Back Door
09. Anyone's Daughter

CD 2:

01. Child In Time
02. Anya
03. The Battle Rages On
04. Lazy & Drum Solo
05. Space Truckin'
06. Woman From Tokyo
07. Paint It Black
08. Hush
09. Smoke On The Water


Live In Europe, 1993 (2006)

Live in Stuttgart

CD 1:

01. Intro / Highway Star
02. Black Night
03. Talk About Love
04. A Twist In The Tale
05. Perfect Strangers
06. The Mule
07. Beethoven's Ninth
08. Knocking At Your Back Door
09. Anyone's Daughter
10. Child In Time
11. Anya

CD 2:

01. The Battle Rages On
02. Lazy
03. In The Hall Of The Mountain King
04. Space Truckin'
05. Woman From Tokyo
06. Paint It Black
07. Speed King
08. Hush
09. Smoke On The Water

Live at the NEC

CD 1:

01. Highway Star
02. Black Night
03. Talk About Love
04. A Twist In The Tail
05. Perfect Strangers
06. Beethoven
07. Jon's Keyboard Solo
08. Knockin' At Your Back Door
09. Anyone's Daughter

CD 2:

01. Child In Time
02. Anya
03. The Battle Rages On
04. Lazy & Drum Solo
05. Space Truckin'
06. Woman From Tokyo
07. Paint It Black
08. Hush
09. Smoke On The Water


Live in Montreux 1969 (2006)

CD 1:

01. Speed King / Kneel & Pray
02. Hush
03. Child In Time
04. Wring That Neck

CD 2:

01. Paint It Black
02. Mandrake Root
03. Kentucky Woman


Live In Concert At The 2006 Montreux Festival (2007)
 
01. Pictures Of Home
02. Things I Never Said
03. Strange Kind Of Woman
04. Rapture Of The Deep
05. Wrong Man
06. Kiss Tomorrow Goodbye
07. When A Blind Man Cries
08. Lazy
09. Keyboard Solo
10. Space Truckin'
11. Highway Star
12. Smoke On The Water


Deep Purple With Orchestra - Live At Montreux (2011)
 
CD 1:

01. Deep Purple Overture
02. Highway Star
03. Hard Loving Man
04. Maybe I M A Leo
05. Strange Kind Of Woman
06. Rapture Of The Deep
07. Woman From Tokyo
08. Contact Lost
09. When A Blind Man Cries
10. The Well Dressed Guitar

CD 2:

01. Knocking At Your Back Door
02. Lazy
03. No One Came
04. Don Airey Keyboard Solo
05. Perfect Strangers
06. Space Trucking
07. Smoke On The Water
08. Hush
09. Black Night


Now What!? (Gold Edition) (2013)

CD 1:
1. A Simple Song
2. Weirdistan
3. Out Of Hand
4. Hell To Pay
5. Bodyline
6. Above And Beyond
7. Blood From A Stone
8. Uncommon Man
9. Apres Vous
10. All The Time In The World
11. Vincent Price
12. It'll Be Me
13. Smoke On The Water (ao vivo)
14. Wrong Man (ao vivo)
15. Hell to Pay (versão editada para a rádio)

CD 2:
1. Strange Kind of Woman (ao vivo em Roma)
2. Hard Loving Man (ao vivo em Aalborg)
3. Vincent Price (ao vivo em Aalborg)
4. Contact Lost (ao vivo em Aalborg)
5. All the Time in the World (ao vivo em Milão)
6. No One Came (ao vivo em Gaevle)
7. Bodyline (ao vivo em Roma)
8. Perfect Strangers (ao vivo em Gaevle)
9. Above and Beyond (ao vivo em Milão)
10. Lazy (ao vivo em Gaevle)
11. Black Night (ao vivo em Roma)
12. Smoke On The Water (ao vivo em Roma)


Perfect Strangers Live (2013)
 
CD 1:

01. Highway Star
02. Nobody's Home
03. Strange Kind Of Woman
04. A Gypsy's Kiss
05. Perfect Strangers
06. Under The Gun
07. Knocking At Your Back Door
08. Lazy

CD 2:

01. Child In Time
02. Difficult To Cure
03. Keyboard Solo
04. Space Truckin'
05. Black Night
06. Speed King
07. Smoke On The Water


Live In Graz 1975 (2014)
 
01. Burn
02. Stormbringer
03. The Gypsy
04. Lady Double Dealer
05. Mistreated
06. Smoke On The Water
07. You Fool No One
08. Space Truckin'


...To The Rising Sun: In Tokyo 2014 (2015)
 
CD 1:

01. Après Vous
02. Into The Fire
03. Hard Lovin' Man
04. Strange Kind Of Woman
05. Vincent Price
06. Contact Lost
07. Uncommon Man
08. The Well-Dressed Guitar
09. The Mule
10. Above And Beyond
11. Lazy

CD 2:

01. Hell To Pay
02. Don Airey's Solo
03. Perfect Strangers
04. Space Truckin'
05. Smoke On The Water
06. Green Onions - Hush
07. Black Night


Infinite (2017)
 
01. Time for Bedlam
02. Hip Boots
03. All I Got is You
04. One Night in Vegas
05. Get Me Outta Here
06. The Surprising
07. Johnny's Band
08. On Top of the World
09. Birds of Prey
10. Roadhouse Blues
11. Paradise Bar (Non Album Track)
12. Uncommon Man (Instrumental Version)
13. Hip Boots (Rehearsal, Ian Paice's Recording)
14. Strange Kind of Woman (Live in Aalborg)


Whoosh! (2020)

01. Throw My Bones
02. Drop The Weapon
03. We're All The Same In The Dark
04. Nothing At All
05. No Need To Shout
06. Step By Step
07. What The What
08. The Long Way Round
09. The Power Of The Moon
10. Remission Possible
11. Man Alive
12. And The Address
13. Dancing In My Sleep (Bonus Track)

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